BANNER A FORÇA DA VERDADE
Microsoft EDGE
Diário do País
VERGONHA NACIONAL

Machismo, grosseria, covardia: o triste espetáculo de Omar Aziz e Otto Alencar

Dois senadores da República agiram com extrema grosseria e machismo com uma mulher, médica que foi depor na comissão parlamentar de inquérito como convidada, a Dra. Nise Yamaguchi.

01/06/2021 20h27Atualizado há 2 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Nova Iguaçu 24h

A CPI da COVID foi palco nesta terça-feira (01/06) de dois deprimentes episódios que envergonharão para sempre o Senado brasileiro. Dois senadores da República agiram com extrema grosseria e machismo com uma mulher, médica que foi depor na comissão parlamentar de inquérito como convidada, a Dra. Nise Yamaguchi.

OMAR AZIZ

O senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a comissão, foi o primeiro a perder a compostura com a depoente quando ela respondia aos questionamentos do relator, Renan Calheiros (MDB-AL). Aziz interrompeu o depoimento diante de uma resposta incompleta da médica, que nunca conseguia responder sem ser interrompida e explicar seus posicionamentos de forma adequada, e começou a a desqualificar a fala da médica e a se dirigir para o público que assistia o depoimento: “Desconsiderem o que ela disse, não acreditem nela, a vacina salva“. 

A intenção do senador era de jogar para a plateia a seu favor e desqualificar a depoente que, em nenhum momento, se disse contrária à vacina. Aziz aproveitou-se do temperamento tímido e resignado da Dra. Nise, que não reagiu à agressividade e parecia mais incrédula que ofendida.

OTTO ALENCAR

Mas o pior ainda estava por vir. No tempo regimental do senador Otto Alencar o público teve a oportunidade de ver a apoteose da covardia, da agressividade e do machismo. Alencar fez sucessivas perguntas de forma intimidante, agressiva e debochada, sem permitir que a depoente respondesse. E, qualquer que fosse a tentativa da Dra. Nise de falar, o senador gritava mais alto.

Em uma oportunidade, Alencar fez uma pergunta elementar, de ensino médio, de forma a fazer parecer que a médica não sabia o básico da biologia. Acuada, a médica não respondeu e continuou com seu método de anotar as perguntas para responder tudo no final. Diante da insistência, ela respondeu a diferença entre um protozoário e um vírus. O senador gritou mais alto dizendo que estava errado e descreveu o protozoário e o vírus da mesma forma que ela havia feito, mas com outras palavras, jogando para a plateia leiga que assistia ao depoimento.

Ao final do tempo regimental do senador, a médica tentou responder à série e questionamentos feitos por ele e foi novamente interrompida. O senador Eduardo Girão pediu a palavra para censurar o comportamento do seu colega e o presidente da CPI interrompeu a sessão para um lanche, sem que a Dra. Nise pudesse responder às agressões e às perguntas do senador Otto Alencar.

A REPERCUSSÃO

Nas redes sociais a reação às agressões do senador Otto Alencar foi imediata. Os oposicionistas ampliaram no Twitter a farsa que o senador construiu, fazendo parecer que a médica era uma desqualificada, enquanto outros internautas mostraram sua indignação com o que aconteceu na CPI.

A deputada Vivi Reis (PSOL-PA) foi uma das que, embora se digam feministas, apoiaram o comportamento do senador contra uma mulher e colaboraram para o machismo, a grosseria e a covardia contra uma mulher.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h52
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 22° - Mínima: 21°
23°

Sensação

15 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio