Diário do País
Microsoft EDGE
BANNER A FORÇA DA VERDADE
EQUÍVOCO

Bolsonaro admite que TCU não fez relatório sobre mortes por Covid-19

O chefe do Executivo disse ainda que o governo federal “vai para cima” de estados para apurar possíveis supernotificações.

08/06/2021 18h17Atualizado há 1 semana
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Marcos Rocha

Após ter sido contestado publicamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente Jair Bolsonaro veio a público nesta terça-feira (8) para admitir que estava errado ao afirmar que a Corte havia dito que 50% das mortes atribuídas à Covid-19 não haviam sido causadas exclusivamente pela doença.

Ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã, o mandatário afirmou ter se equivocado ao falar em “tabela” — apesar de não ter usado esse termo na ocasião — e garantiu que estava se referindo a um acórdão do TCU. O documento mencionado, contudo, se limita a comentar acerca da possibilidade de uma supernotificação no país.

“O TCU está certo. Eu errei quando falei tabela. O certo é acórdão. O que acontece? Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados leva-se em conta alguns critérios. O mais importante era a incidência de Covid. E o próprio TCU dizia o que? Que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não desejável da supernotificação de Covid para aquele estado ter mais recurso”, declarou Bolsonaro.

O chefe do Executivo disse ainda que o governo federal “vai para cima” de estados para apurar possíveis supernotificações. Segundo ele, essa investigação deve ser chefiada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“Acho que agora está justificado o que foi falado ontem. A gente pode errar. E eu não tenho compromisso com o erro. Não tem problema nenhuma. Agora, nós vamos para cima agora, para exatamente apurar quais estados fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro”, afirmou.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h21
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 22° - Mínima: 21°
23°

Sensação

15 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio