Diário do País
Microsoft EDGE
BANNER A FORÇA DA VERDADE
PRESTARÁ DEPOIMENTO

Polícia Civil do Rio abre inquérito para investigar jornalista do The Intercept por matéria sobre Jacarezinho

A Polícia Civil informou que a investigação foi aberta a pedido de agentes da Core que se sentiram ofendidos com o material publicado pelo jornalista.

09/06/2021 20h14Atualizado há 4 dias
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Raul Holderf Nascimento
O jornalista Leandro Demori é o editor-executivo do site. Foto: divulgação
O jornalista Leandro Demori é o editor-executivo do site. Foto: divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) abriu um inquérito para investigar um jornalista do The Intercept Brasil, autor de uma publicação sobre a atuação de agentes na operação na favela do Jacarezinho.

O jornalista Leandro Demori é o editor-executivo do site. No conteúdo, publicado em 8 de maio, ele aponta supostas evidências que teriam sido apuradas com fontes sobre a possível existência de um grupo de matadores na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a elite da Polícia Civil no Rio.

De acordo com Demori, há relatos de que policiais que participaram da ação no Jacarezinho são conhecidos à boca pequena como ‘facção da Core’ e, segundo ele, esses agentes estariam envolvidos em outras operações que causaram a morte de 41 pessoas. A publicação pede ainda que sejam investigadas as circunstâncias e as intenções do que ele chama de ‘operações assassinas’.

Agora, o jornalista recebeu uma intimação para prestar depoimento na quinta-feira (10) à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. A delegacia abriu um inquérito para apurar suposto crime de calúnia.

“Eu acabei fazendo uma denúncia e me espanta que o Estado está virando as suas baterias contra o denunciante, contra mim, que sou jornalista e estou trabalhando estritamente dentro dos limites legais que a Constituição e a lei me reservam, inclusive protegendo as fontes que me passaram as informações em relação à denúncia”, rebateu Demori.

A Polícia Civil informou que a investigação foi aberta a pedido de agentes da Core que se sentiram ofendidos com o material publicado.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio de JaneiroRio de Janeiro - RJ Rio de Janeiro é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país.
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h11
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 22° - Mínima: 21°
23°

Sensação

17 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
FAKE NEWS
ITech 10
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio