Windows 11
DIARIO DO PAIS 1 ANO
Diário do País
APPLE

iOS 15 ganha data de lançamento; confira todas as novidades da atualização

A nova versão do SO estará disponível para todos os modelos compatíveis a partir de 20 de setembro de 2021.

14/09/2021 16h17Atualizado há 3 dias
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Canaltech

Nesta terça-feira (14/09), a Apple oficializou a data de chegada do novo iOS 15, a atualização do sistema operacional da companhia para iPhone. A nova versão do SO estará disponível para todos os modelos compatíveis a partir de 20 de setembro de 2021.

No evento de hoje foi dada maior ênfase nos recursos do sistema operacional propriamente dito. Houve relevantes aprimoramentos em questões relacionadas às notificações, privacidade e desenhos da interface, visual inspirado no macOS Big Sur, novos recursos do app Saúde e de acessibilidade, e melhorias de desempenho.

Segundo a Apple, o foco do novo iOS 15 são os quatro tópicos:

  • Ficar conectado
  • Encontrar foco
  • Usar a inteligência
  • Explorar o mundo

Confira a lista das principais mudanças confirmadas durante o evento de lançamento do novo sistema operacional da Apple.

iOS 15: novidades nas notificações

Uma das principais novidades é a mudança de como o usuário lidará com as notificações: um novo menu com opções personalizadas e mais completas estará à disposição. Essas funções possibilitarão definir vários status para determinar como o sistema lida com as notificações caso o usuário esteja dirigindo, no trabalho ou em horário de descanso.

Por exemplo: ao dormir, todos os alertas sonoros e vibratórios serão desativados, as conexões desabilitadas e o modo de economia seria ativado para poupar bateria.

Se preferir, também será possível personalizar o status, tornando a solução simplificada e com mais possibilidades que a existente no iOS 14/iOS 14.5. Se você não quer ser interrompido por mensagens de WhatsApp pessoal durante o trabalho, mas necessita usar a versão Business, é só criar uma configuração específica que bloqueie o primeiro e autorize o segundo.

O interessante é que esse modo usa a localização para sugerir mudanças. Ao chegar na academia, por exemplo, ele pode recomendar que as notificações relacionadas às atividades físicas sejam mantidas, enquanto todas as demais ficam omitidas. Assim, você conseguiria se concentrar melhor no treino.

A parte mais interessante disso tudo é a conectividade: todos os dispositivos serão sincronizados com essas novas definições. Portanto, se você optar por restingir notificações do Facebook entre 9h e 19h, essa mesma configuração valerá para o seu Apple Watch e para o seu iMac, caso todos eles compartilhem a mesma conta.

iOS 15: FaceTime aprimorado

O FaceTime agora terá diversas melhorias para tornar as conversas ainda mais imersivas e eficazes. A tecnologia Spatial Audio, já presente no Apple Music, agora chega para as conversas por voz e vídeo, proporcionando uma qualidade diferenciada para as chamadas.

O app trouxe um recurso chamado Voice Isolation para permitir anular os sons de fundo e focar na voz do interlocutor. Mesmo em ambientes públicos barulhentos, o microfone vai buscar apenas a pessoa que está mais próxima do microfone do dispositivo, o que permitirá o aprimoramento da qualidade da conversa.

Outra inovação importante é o link de conversa do FaceTime: ele pode ser enviado para qualquer pessoa e acessado de outros dispositivos, incluindo dispositivos Android e Windows (ambos via navegador).

Além disso, a adição do SharePlay pode funcionar com aplicativos de terceiros e serviços de streaming usando uma API disponível para desenvolvedores. A Apple já trabalha com Disney +, Hulu, HBO Max, TikTok e Twitch, entre outros. Isso vai permitir que as pessoas façam videochamadas para assistir juntas a um episódio novo da série favorita ou assistam a uma partida de basquete.

iOS 15: mais recursos de privacidade

Após apresentar uma grande mudança das políticas de privacidade no iOS 14.5, a Apple também pretende implementar novos recursos que deixarão ainda mais transparente a forma como o aparelho coleta dados do usuário. A empresa dedicou uma parte da apresentação só para falar da preocupação com a segurança dos usuários.

Uma novidade anunciada é um bloqueador de rastreamento para e-mails. Com apenas um seletor, vai ser possível restringir esse tipo de rastreamento silencioso no aplicativo Mail. Assim, a outra parte não conseguirá saber se você abriu o e-mail, nem o dia, o horário ou o local onde isso ocorreu.

Um aplicativo chamado App Privacy Report vai mostrar um relatório de tudo que os programas instalados no seu iPhone acessaram nos últimos sete dias, incluindo fotos, localização, câmera e outros dados. Isso deve revelar que tipo de informações os apps tem acesso para permitir mais conscientização do usuário sobre a sua privacidade online.

O Privacy Report também será aplicado ao Safari para mostrar como o app atuou na proteção da segurança online do usuário, como no bloqueio de rastreadores usados para fins publicitários e para monitorar o comportamento do usuário.

iOS 15: Mensagens reformulado

A Apple planeja aumentar a gama de usuários ativos no aplicativo Mensagens, que hoje é popular apenas nos Estados Unidos e alguns poucos países. O recurso do iMessage, mensageiro instantâneo compatível apenas entre dispositivos Apple, vai atuar mais como uma mídia social para competir diretamente com o WhatsApp e o Telegram.

O aplicativo de Mensagens agora incluirá novas maneiras de acessar facilmente o conteúdo que as pessoas enviam para você. A função Shared Stacks levará as imagens baixadas deste programa para o aplicativo Notícias e o de Fotos.

iOS 15: Fotos mais inteligente

Uma das adições mais bacanas do novo iOS são novidades que desembarcam no aplicativo Fotos. Agora, ele passa a contar com um novo recurso OCR para reconhecer texto em imagens. A Apple promete que a inteligência artificial do sistema consegue identificar todo tipo de texto para possibilitar que o usuário selecione e copie o que está escrito.

As fotos agora também aparecem na pesquisa do Spotlight para facilitar a localização. Em vez do nome do arquivo, uma miniatura mostra como ela é. E foi introduzido um recurso de memórias interativas, com a possibilidade de rever acontecimentos como uma apresentação em canvas, com música de fundo que se adapta ao sistema e outras opções bacanas.

iOS 15: Apple Maps mais detalhados

Outra novidade do novo sistema é uma repaginação visual do Apple Maps. Ele agora mostra as ruas com muito mais detalhes como faixas de pedestre, largura das avenidas, relevos e retornos. Há também mais informações sobre prédios, regiões comerciais, monumentos históricos e outros.

Novos recursos de transporte público também estão presentes, como as notificações para quando desembarcar. Um recurso integrado à câmera vai permitir usar a realidade aumentada para se situar da localização: é só apontá-la e o app mostra para qual lugar você deve ir para chegar no destino.

Essa nova interface do Apple Maps já estava presente em alguns países, como os EUA, e agora chega a Espanha e Portugal nesta segunda — Austrália e Itália devem receber a novidade até o final deste ano.

 

iOS 15: Clima mais realista

Outra adição visual do iOS 15 foi no aplicativo Clima. Na parte de layout, ele mostra dezenas de combinações de fundo conforme o clima da sua localização atual. Se estiver muito calor, o fundo mostrará um dia ensolarado e um céu azul, mas caso caia uma chuva torrencial a aparência vai deixar tudo acinzentado e com raios na tela.

Além da aparência reformulada, o aplicativo contará com uma tonelada de novos dados novos, como nível de poluição, velocidade dos ventos, pressão atmosféricas e outros.

iOS 15: iCloud +

O iCloud, serviço de compartilhamento de dados na nuvem da Apple, também ganhou funções relacionadas à inteligência. O serviço vai permitir a conexão de câmeras de segurança doméstica de modo ilimitada, sem que a gravação de vídeo prejudique seu armazenamento.

Ele também introduz alguns recursos de privacidade, como o Private Relay. Esta novidade funciona como uma VPN para rotear o tráfego de internet por meio de duas transmissões a fim de mascarar quem está navegando e de onde os dados estão vindo.

O Hide My Email também chega junto da novidade e permite que você crie endereços de e-mail de uso único que serão encaminhados para sua conta real. Dessa forma, você pode fornecer um e-mail específico para receber lixo eletrônico de serviços pouco confiáveis ou que costume enviar spam. A Apple já oferece um recurso semelhante por meio do Sign In With Apple, mas essa parece uma função aprimorada.

iOS 15: app Saúde e acessibilidade

Os novos recursos de acessibilidade ao iOS 15 já haviam sido antecipados pela Apple em maio, por isso não houve surpresas nesse segmento. O foco aqui é tornar o iPhone mais acessível para pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva, com sensores que detectam o rastreamento ocular, movimento das mãos — pelo Apple Watch, com ajuda do sensor cardíaco para detectam movimentos sutis —, e aprimoramentos do VoiceOver.

A voz também será um aliado para novos comandos do sistema, como as configurações da exibição de tela, personalização do Memoji e alteração do tamanho do texto, e pode ser ajustado para quem tem dificuldades de fala ou mobilidade limitada.

O app Saúde também trouxe novos recursos voltados para quem deseja ter uma vida mais saudável. A principal novidade talvez seja o aguardado food tracking, ou rastreador de alimentos, cuja função é ajudar o usuário a ter refeições mais adequadas, com controle maior sobre as calorias, relatório de ingestão e recomendações de comidas saudáveis.

iOS 15: Fitness+

Com foco em mais saúde, impulsionado pelo sedentarismo da pandemia, a Apple reapresentou seu app destinado a execução de exercícios físicos. O Fitness+ vai usar o iWatch como monitor para acompanhar a execução das atividades diárias, como seus batimentos, passos e calorias queimadas.

Ao que tudo indica, haverá diversos tipos de conteúdo para quem pretende ter uma vida mais saudável, como Ioga, ginástica localizada, pilates, alongamentos e mais. O aplicativo Fitness + estará disponível para iPhone, iPad, iWatch e Apple TV, com possibilidade de assinatura gratuita de teste por mês e desembarque oficial no Brasil.

iPadOS 15

O novo sistema da Apple também chega adaptado as telas maiores dos iPads. A Maçã se mostrou bastante empolgada com essa atualização, que pode ter sido impactada pelos dados impressionantes sobre o crescimento das vendas do seu tablet — três vezes mais que os Chromebooks e seis vezes mais que tablets Android.

Center Stage foi a principal novidade: uma suíte de aplicativos para edição de fotos e vídeos, com enfoque para redes sociais como TikTok. A parte interessante é a integração entre esses apps, como uma verdadeira central multimídia de ajuste audiovisual.

O sistema terá foco em ajuste de widgets, Quick Notes (para anotações rápidas) e a possibilidade de dividir a tela em partes para executar conteúdos variados no mesmo display. 

iOS 15: quais iPhones recereberão a atualização

As novas atualizações do iOS costumam contemplar uma longa lista de gerações antigas, garantido a durabilidade dos modelos de iPhone lançados há alguns anos. Segundo a Apple, os aparelhos compatíveis com o iOS 15 são os seguintes:

  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE
  • iPhone SE (2020)
  • iPod touch (7ª geração)

Após oito versões betas e muitas idas e vindas, a Apple finalmente lançou o iOS 15 de forma oficial. O que achou das novidades da Apple no novo iOS? Está animado(a) para baixá-lo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.