Diário do País
Windows 11
DIARIO DO PAIS 1 ANO
TECNOLOGIA

Preparem-se: o trabalho híbrido é difícil. Veja como o Microsoft Teams e o Office 365 podem ajudar

Conforme relatado em nosso recente Índice de Tendência do Trabalho, os resultados da pesquisa mostram que em um ano em que enviamos 160.000 pessoas para casa para trabalhar e integramos remotamente 25.000 novos funcionários, a porcentagem de funcionários da Microsoft que relatam se sentir incluídos está em um nível recorde de 90%.

27/10/2021 15h41Atualizado há 1 mês
Por: Diário do País
Fonte: Bruno de Lima, do Diário do País, com Microsoft
Reuniões utilizando as tecnologias da Microsoft Corporation. Foto: divulgação
Reuniões utilizando as tecnologias da Microsoft Corporation. Foto: divulgação

A mudança para o trabalho remoto nos últimos 18 meses é uma das mudanças mais significativas na cultura do trabalho desde a Revolução Industrial. Para entender como essa mudança está impactando nossos clientes e funcionários da Microsoft, temos realizado pesquisas regulares tanto externas como internas. Conforme relatado em nosso recente Índice de Tendência do Trabalho, os resultados da pesquisa mostram que em um ano em que enviamos 160.000 pessoas para casa para trabalhar e integramos remotamente 25.000 novos funcionários, a porcentagem de funcionários da Microsoft que relatam se sentir incluídos está em um nível recorde de 90%. 

Mas não há garantia de que essa tendência continuará no cada vez mais complexo mundo do trabalho híbrido. Para começar, as expectativas dos funcionários mudaram. O relatório do Índice de Tendência do Trabalho do ano passado mostrou que, enquanto 73% dos funcionários desejam ter a opção de continuar trabalhando remotamente, 67% querem mais engajamento presencial. Este Paradoxo do Híbrido é nosso novo normal, e nossa capacidade de nos unirmos será desafiadora sem uma preparação adequada. 

À medida que os funcionários se estabelecem em uma modalidade onde eles estão dividindo seu tempo entre o trabalho remoto e o presencial, a maioria das organizações não estão preparadas. O trabalho híbrido é difícil. Os profissionais remotos estão se sentindo invisíveis e não ouvidos. Os profissionais presenciais querem ser inclusivos, mas não estão equipados para realizar reuniões híbridas eficazes. Um exemplo gritante: salas de conferência, espaços onde a maioria das reuniões híbridas estarão acontecendo, não possuem o hardware, o software ou o mobiliário necessário para proporcionar reuniões híbridas de forma eficaz. De acordo com a Frost e Sullivan, das mais de 90 milhões de salas de reuniões em todo o mundo, apenas 7,8% são habilitadas para vídeo, criando uma experiência pobre para participantes remotos. 

Assim como você, ainda estamos aprendendo, mas nossa experiência mostra que as reuniões híbridas são fundamentais para a construção de uma cultura de trabalho de sucesso. Quando bem feitas, as reuniões híbridas ajudam todos a se sentirem incluídos e fornecem o ambiente e as ferramentas para melhores conexões, a colaboração e a produtividade. Identificamos três práticas “ABC” que a maioria das organizações pode fazer agora para permitir reuniões inclusivas e criar uma base sólida para uma cultura de trabalho flexível: 

  1. Áudio. Para garantir que todos possam ser ouvidos ao falar, use um alto-falante certificado para o Microsoft Teams quando a sala não possuir um sistema de A/V centralizado. (Consulte nosso guia de TI para mais detalhes sobre tecnologias fundamentais).
  2. Traga o seu laptop. Quando estiver presencialmente na reunião, traga seu próprio laptop e participe da reunião com sua câmera ligada, mas com seu microfone e áudio desligados. Todos podem participar através de bate-papos, reações ao vivo e levantar virtualmente as mãos, o que se tornou um novo padrão em reuniões. 
  3. Colabore. Atribua um facilitador da reunião que esteja na sala para cada reunião híbrida. O facilitador deve garantir a participação e a colaboração entre todos os participantes, moderando o bate-papo da reunião, o levantar de mãos e o conteúdo a ser compartilhado diretamente através da reunião do Teams.

À medida que todos nós continuamos a aprender e compartilhar orientações práticas sobre este novo mundo de trabalho, a Microsoft continua comprometida em investir em inovação híbrida. Confira a seguir os recursos mais recentes do Microsoft Teams e do Office 365 projetados para suportar as diversas necessidades e estilos de trabalho dos funcionários, não importando onde eles trabalhem. 

Um espaço de escritório físico projetado para todos, não apenas para os participantes presenciais 

Em junho, anunciamos  novos recursos projetados para suportar reuniões híbridas inclusivas, como a Primeira Fila para as Salas do Teams, uma experiência atualizada do Teams no Surface Hub e o Microsoft Whiteboard avançado para permitir a colaboração visual, quer você esteja fisicamente na sala ou não. Hoje, estamos anunciando a próxima onda na inovação das Salas do Teams, com uma nova categoria de câmeras inteligentes. Existem três tecnologias exclusivas que alimentam esta nova categoria de câmeras inteligentes: 

  • Rastreamento ativo de alto-falantes alimentado por IA permitindo que as câmeras da sala usem áudio, movimentos faciais e gestos para detectar quem na sala está falando, ampliando a imagem para uma perspectiva mais próxima. 
  • Vários fluxos de vídeo que permitem que os participantes da sala sejam colocados em seu próprio painel de vídeo. 
  • Reconhecimento de pessoas, que identificará e exibirá o nome do perfil dos usuários inscritos dentro de seu painel de vídeo. 

Quando câmeras inteligentes são emparelhadas com a Visão Dinâmica no Teams, você pode oferecer experiências de encontro mais igualitárias, onde todos se sentem vistos e representados. À medida que as pessoas participam da reunião, o Teams ajusta automaticamente vários elementos da reunião, para que os participantes remotos vejam a sala e o conteúdo com facilidade. Através de nossa parceria estreita com os principais parceiros do setor, incluindo Jabra, Neat, Poly e Yealink, esses recursos estarão disponíveis para os OEMs nos próximos meses e serão lançados como atualizações ao longo do próximo ano. Saiba mais em nosso blog para a comunidade tecnológica.

Para ajudar os indivíduos nas salas de reunião a contribuírem de forma mais dinâmica, estamos atualizando o modo Companion no Teams móvel para fornecer aos participantes da sala acesso rápido a recursos de engajamento, como chat, reações ao vivo e o Microsoft Whiteboard. Além disso, nós estamos facilitando o acesso a reuniões e controles de dispositivos, como a capacidade de participar de uma reunião, transmitir um PowerPoint, silenciar a sala, ligar e desligar câmeras de sala e muito mais. A experiência atualizada do modo Companion estará disponível nos próximos meses. 

O planejamento e a colaboração na reunião também serão mais fáceis. Novos recursos do Outlook capturam detalhes sobre quando e onde os colegas de equipe estão trabalhando, e como eles participarão das reuniões. As horas de trabalho redesenhadas permitirão que você inclua detalhes sobre a agenda de trabalho diretamente em seu calendário, para que outros possam saber quando e onde você estará trabalhando. O novo recurso RSVP permite que as pessoas especifiquem se participarão de uma reunião pessoalmente ou online, para que os planejadores de reuniões possam se preparar melhor reservando uma sala com recursos de videoconferência ou trazendo um sistema de áudio. Novas experiências de trabalho híbrido no Outlook começarão a ser lançadas no início do próximo ano. 

 

A nova experiência de hot desking nas telas do Microsoft Teams permite que as pessoas localizem e reservem espaços de trabalho flexíveis no escritório. Reserve um espaço a partir do dispositivo ou com antecedência usando o Outlook ou o Teams e acesse seu calendário pessoal, os bate-papos, reuniões e muito mais no Teams. As telas do Teams podem ser usadas como dispositivos autônomos ou como uma segunda tela, e quando o hot desking finalizar todas as informações pessoais serão removidas do dispositivo. Espera-se que essa experiência esteja disponível no Lenovo ThinkSmart View até o final de 2021. 

 

Reuniões remotas que são tão eficazes quanto as presenciais 

Estamos continuamente comprometidos em criar novas formas de trabalhar. Imaginamos um futuro que liberte todos da grade de reuniões, garanta que todos os usuários tenham mais escolhas e flexibilidade e capacite os apresentadores a trazer o seu melhor. De avatares expressivos a reuniões imersivas, queremos que todos os usuários estejam lá, realmente juntos. 

No passado, muitos optaram por entrar no escritório para fazer uma apresentação importante, mas estamos investindo para tornar as apresentações remotas mais eficazes e imersivas. Apresentações híbridas não são apenas sobre a entrega de conteúdo, mas também envolver o público com sinais sociais não verbais, como reações faciais e gestos. Cameo é uma nova experiência do PowerPoint que integra perfeitamente o feed da câmera do seu Teams em sua apresentação, permitindo que você personalize como e onde você deseja aparecer em seus slides e oferecendo recomendações de layout para uma visualização ideal. Na hora de apresentar, use o PowerPoint Live no Teams para uma apresentação remota imersiva. O Cameo começará a ser disponibilizado no início de 2022. 

À medida que trabalhamos para criar uma cultura de trabalho híbrida inclusiva, onde todas as vozes possam ser ouvidas, o coach de apresentador do Microsoft Teams usa IA para compartilhar orientações de forma privada sobre o seu ritmo, notificá-lo se você estiver interrompendo alguém e lembrá-lo de acompanhar seu público. O coach de apresentador do Microsoft Teams estará disponível no início de 2022. 

Nossas últimas correções automáticas de iluminação ajudarão você a aparecer ainda melhor em reuniões de vídeo, mesmo em ambientes com pouca luz. As correções de iluminação estarão disponíveis nos próximos meses. 

Libere espaço da mesa em casa ou no escritório e obtenha qualidade de som clara para reuniões com o novo Logi Dock. Esta estação de acoplamento tem um viva-voz embutido com controles de toque, projetado para funcionar perfeitamente com o Teams. Com apenas o toque de um botão, você poderá participar de reuniões do Teams, ajustar seu áudio e muito mais. O Logi Dock estará disponível nos próximos meses. 

 

Mantenha-se no fluxo de trabalho com o Teams 

A flexibilidade vem de saber que independentemente de onde você trabalha, você estará conectado com seus colegas e o trabalho. As últimas inovações no Teams trazem suas experiências e aplicativos favoritos para ajudá-lo a se manter eficiente, focado e conectado no trabalho híbrido. 

 

Com o Teams chegando ao Apple CarPlay este mês, agora você pode participar de reuniões do Teams e fazer chamadas sem usar as mãos ao dirigir utilizando a Siri. 

 

O Microsoft Viva traz comunicação, conhecimento, insights e aprendizagem para o fluxo de trabalho. Com o Viva Connections, você pode se manter informado sobre as notícias e recursos da empresa diretamente no Teams. Você pode encontrar anúncios personalizados, conversas da empresa e um painel de recursos para ações como fazer uma verificação de saúde diária ou submeter um relatório de despesas. Nas próximas semanas, o aplicativo móvel Viva Connections estará disponível em pré-visualização pública. 

O uso de aplicativos em reuniões do Teams capacita a interação em tempo real e torna a colaboração mais envolvente e produtiva. Você pode compartilhar e interagir com o conteúdo do aplicativo na fase de reunião, permitindo cenários como a resolução de problemas visuais em tempo real e brainstorming. Comece com os aplicativos MiroMURALLucidSpark e Freehand, com muitos mais chegando em breve. Saiba mais em nosso blog Tech Community.

A mudança para o trabalho híbrido é emocionante, mas será um desafio para todos os líderes e organizações. As organizações que abraçarem a mudança e incorporarem flexibilidade em seus modelos operacionais criarão ambientes de trabalho melhores e mais inclusivos. Na Microsoft, estamos comprometidos em apoiar uma cultura de trabalho híbrida onde a flexibilidade lidere o caminho — fornecendo aos nossos clientes e funcionários o poder de trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, e assumir o controle de seu desenvolvimento pessoal e bem-estar. Como você, estamos aprendendo em tempo real a navegar pelas mudanças. Juntos, criaremos uma nova era de trabalho híbrido onde os funcionários se sintam incluídos e valorizados, e as empresas tenham um melhor desempenho.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.