Diário do País
Windows 11
DIARIO DO PAIS 1 ANO
SAÚDE

Morte de adolescente, duas semanas após tomar vacina da Pfizer, em João Pessoa é investigada

Em nota divulgada nesta quarta-feira (27), a SES informou que o óbito foi registrado no mesmo mês em que o jovem recebeu a primeira dose do imunizante.

27/10/2021 16h04Atualizado há 1 mês
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com ClickPB

A morte de adolescente de 15 anos, duas semanas após tomar vacina da Pfizer, em João Pessoa, capital da Paraíba, é investigada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Em nota, nesta quarta-feira (27/10), a SES informou que o óbito foi registrado no mesmo mês em que o jovem recebeu a primeira dose do imunizante. 

O jovem tomou a primeira dose da Pfizer duas semanas atrás. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da Coordenação de Imunizações Estadual, recebeu a notificação de um evento adverso grave após administração, no dia 08/10/2021, da primeira dose da vacina contra a Covid-19, evoluindo para óbito no dia 26/10/2021.

Na nota, a SES explica que o evento adverso pós-vacinação (EAPV) é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação e que, não necessariamente, possui uma relação causal com o uso de uma vacinaou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos). 

Para evitar uma onda de desinformação, que coloque em risco a seriedade da imunização contra a Covid-19, "o caso foi notificado pelo Complexo Hospitalar Arlinda Marques e encaminhado à Coordenação Municipal de Imunização do município de João Pessoa, que, por sua vez, inseriu no e-SUS notifica. Também houve informação para a Secretaria Estadual de Saúde e Programa Nacional de Imunizações - PNI. O caso está sendo investigado desde o dia da notificação...O caso grave e pareceres estão sendo discutidos com corpo técnico do PNI/MS, visando a elucidação do caso", enfatiza o texto. 

O texto destaca ainda que só após o encerramento final da investigação é que será divulgado a causa da morte. "Ressaltamos que até o momento não se pode concluir a causa óbito e sua relação com a vacinação. Todos os protocolos estão sendo seguidos e estaremos divulgando posteriormente as conclusões do caso", diz a nota.

Confira a nota na íntegra aqui.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h37
31°
Nuvens esparsas Máxima: - Mínima:
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio