Windows 11
Diário do País
DIARIO DO PAIS 1 ANO
INTERNACIONAL

Tribunal Penal Internacional abre investigação contra Venezuela por crimes de lesa-humanidade

Nicolás Maduro disse respeitar a decisão, mas deixou claro não concordar com ela; presidente alega não ter acesso ao conteúdo da documentação sobre os delitos que estão em investigação.

04/11/2021 17h17Atualizado há 4 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Jovem Pan
Foi assinado um memorando de entendimento entre Maduro e o Tribunal Penal Internacional. Foto: divulgação
Foi assinado um memorando de entendimento entre Maduro e o Tribunal Penal Internacional. Foto: divulgação

O Tribunal Penal Internacional abriu investigação contra Venezuela por crimes de lesa-humanidade. A informação foi confirmada pelo promotor do TPI, Karim Khan, que ficou três dias no país e se reuniu com autoridades. Neste período, ele também fez três encontros com o presidente Nicolás Maduro.

Com isso, foi assinado um memorando de entendimento. Maduro se comprometeu a criar mecanismos para melhorar a cooperação entre as partes e facilitar o desempenho efetivado do mandato do promotor na Venezuela. O presidente disse respeitar a decisão, mas deixou claro não concordar com ela. Lembrou ainda que nunca teve acesso ao conteúdo da documentação sobre os crimes que estão em investigação.

A promotoria do tribunal desde 2018 atua preliminarmente no país antes da abertura formal de uma investigação. Em dezembro do ano passado, a promotoria já havia deixado claro que durante os exames preliminares havia, sim, indícios de que houve crimes contra a humanidade cometidos pelo governo Maduro pelo menos desde o ano de 2017. Para que seja comprovado o crime de lesa-humanidade, o TPI precisa constatar as consistências de ataques do governo contra a população venezuelana. Faz parte da denúncia contra o país a Organização de Estados Americanos (OEA) e governos de diversos países.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.