Diário do País
DIARIO DO PAIS 1 ANO
Windows 11
CULTURA

Academia Brasileira de Letras: Fernanda Montenegro é eleita

Artista disputou sozinha a cadeira de número 17.

04/11/2021 18h38Atualizado há 3 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Henrique Gimenes
Fernanda Montenegro. Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
Fernanda Montenegro. Foto: Daniel Pinheiro/AgNews

Nesta quinta-feira (4), a atriz Fernanda Montenegro foi eleita para ocupar a cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A artista de 92 anos de idade foi a única candidata na disputa e assumirá o posto que está vago desde o ano passado, após a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. A informação foi dada pela CNN Brasil.

A eleição que definiu o nome de Fernanda Montenegro como uma imortal da ABL contou com 32 votos pela aprovação e com dois votos em branco.

Após a definição, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, elogiou a artista.

– Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira, intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos personagens que marcaram gerações, passado, presente e futuro – afirmou.

A ABL tem buscado, nos últimos anos, uma maior representação da cultura popular brasileira, deixando de exigir que os “imortais” sejam romancistas ou literários. Segundo a Academia, o indispensável é ter escrito ao menos um livro de grande importância.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.