Windows 11
DIARIO DO PAIS 1 ANO
Diário do País
OPINIÃO

Saiba como usar a autenticação de dois fatores em suas contas na internet - Por: Bruno de Lima

Com o avanço dos ataques de cibercriminosos, a maioria dos serviços, aplicativos, contas e sistemas que utilizam a internet já dispõem da opção de autenticação de dois fatores para ativação por parte dos usuários.

Bruno de Lima

Bruno de LimaProfissional de Tecnologia da Informação e jornalista. É PMC Microsoft Corporation (ID: 2493713) e Intel ITP. Membro do Clube de Fundadores do Microsoft Virtual Academy, nível GOLD. Começou a paixão pelo mundo da tecnologia aos 11 anos de idade. No jornalismo, é redator, tendo o primeiro contato com a área aos 17 anos de idade. Atuou em vários veículos de comunicação. É o fundador do jornal digital Diário do País. Escreve sobre tecnologia e outros assuntos. Redes sociais: @brunodelimabr

18/11/2021 10h14Atualizado há 1 semana
Por: Diário do País
Fonte: Bruno de Lima, do Brasil da Hora e Diário do País
Autenticação de dois fatores é uma camada de segurança extra para proteger suas contas de cibercriminosos na internet. Foto: arquivo
Autenticação de dois fatores é uma camada de segurança extra para proteger suas contas de cibercriminosos na internet. Foto: arquivo

Na internet, não existe nenhum sistema 100% seguro, porém existem alguns métodos de segurança que dificultam a ação de cibercriminosos em suas contas.

A autenticação de dois fatores (2FA), verificação em dois fatores ou nomes similares, é uma ferramenta de segurança em que exige dois ou mais fatores todas as vezes que você fizer login em suas contas em um dispositivo não reconhecido. Basicamente, a autenticação em dois fatores adiciona uma camada extra de segurança quando você faz o login.

Com o avanço dos ataques de cibercriminosos, a maioria dos serviços, aplicativos, contas e sistemas que utilizam a internet já existem a opção da autenticação de dois fatores para ativação por parte dos usuários.

Irei explicar como ativar a autenticação em dois fatores em seu Facebook, Instagram, WhatsApp e na sua conta da Microsoft: e-mail Hotmail (Outlook, Live e MSN).

 

Como ativar ou gerenciar a autenticação de dois fatores no Facebook

1.     Acesse as Configurações de segurança e de login.

2.     Role a tela para baixo até Usar autenticação de dois fatores e clique em Editar.

3.     Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela.

Ao configurar a autenticação de dois fatores no Facebook, você precisará escolher um dos três métodos de segurança:

·         Tocar na chave de segurança em um dispositivo compatível.

·         Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros.

·         Códigos de SMS no seu celular.

 

 

Como ativar a verificação em duas etapas por SMS no Instagram

Ao optar por usar a verificação em duas etapas no Instagram por SMS, você receberá uma mensagem de texto com um código de segurança de seis dígitos sempre que alguém (ou você) tentar entrar em sua conta do Instagram usando um dispositivo novo.

Você deve ter um número de telefone confirmado em sua conta do Instagram para usar a autenticação de dois fatores por SMS. Quando você insere um número de telefone para ativar a autenticação de dois fatores, ele passa a ser o seu número confirmado.

Android ou iOS (iPhone):

1.     Acesse seu perfil e toque no menu (três barras);

2.     Toque em “Configurações”;

3.     Role a tela para baixo e toque em “Autenticação de dois fatores”;

4.     Toque em ao lado de “Mensagem de texto”

5.     Se você não tiver um número confirmado, informe um;

6.     Após inserir o número de telefone, toque em “Avançar”;

7.     O Instagram vai enviar um SMS com o código de seis dígitos;

8.     Insira o código no Instagram e complete o processo de reforço de login.

Como ativar a verificação em duas etapas por aplicativos

Você pode usar um aplicativo de autenticação de terceiros como seu método de segurança principal e dispensar o SMS. Um aplicativo de autenticação como Duo Mobile ou Google Authenticator (vamos fazer com esse) pode ser usado para gerar códigos de login que ajudam o app a confirmar sua entrada no novo dispositivo pela primeira vez.

Observação: se você já usa a autenticação por SMS, desative na chave seletora azul.

1.     Acesse seu perfil e toque no menu (três barras);

2.     Toque em “Configurações”

3.     Role a tela para baixo e toque em “Autenticação de dois fatores”;

4.     Se você ainda não ativou a autenticação de dois fatores, toque em “Iniciar”;

5.     Toque em ao lado do “Aplicativo de autenticação” e siga as instruções;

6.     Você deverá copiar uma “chave” para o Google Authenticator;

7.     Depois, insira o código de confirmação do aplicativo no Instagram.

Os aplicativos de autenticação geram códigos de login iguais aos enviados por SMS de forma rápida e segura, e são úteis quando, por algum motivo você não conseguir receber os torpedos no seu celular. O Instagram recomenda o Google Authenticator, mas você pode usar outro aplicativo como Microsoft Authenticator, Duo Mobile, 1password, Authy e outros.

 

Autenticação em dois fatores no WhatsApp

Você pode gerenciar as configurações da confirmação em duas etapas no WhatsApp. Você pode ativar ou desativar o recurso, mudar seu PIN e atualizar o endereço de e-mail associado com a confirmação em duas etapas.

Ativar a confirmação em duas etapas

1.     Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2.     Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

3.     Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.

4.     Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.

5.     Toque em Avançar.

6.     Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

Se você não adicionar um endereço de e-mail e esquecer seu PIN, precisará aguardar 7 dias para poder redefinir seu PIN. Como não verificamos o endereço de e-mail para confirmar que ele está correto, certifique-se de que você digitou o endereço de e-mail correto e de que é possível acessá-lo.

Desativar a confirmação em duas etapas

1.     Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2.     Toque em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas >Desativar > Desativar.

Mudar seu PIN da confirmação em duas etapas

1.     Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2.     Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Mudar PIN.

Adicionar um endereço de e-mail

1.     Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2.     Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Adicionar endereço de e-mail.

Mudar um endereço de e-mail

1.     Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2.     Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Mudar endereço de e-mail.

 

Ativando e desativando a verificação em duas etapas da sua conta da Microsoft (Hotmail, Outlook, Live e MSN)

Sempre que entrar em um dispositivo não confiável, enquanto a verificação em duas etapas estiver ativada, você receberá um código de segurança no email ou no telefone para garantir que é você mesmo. Se você tiver desligado a verificação em duas etapas, você obterá e resendá-los periodicamente, juntamente com qualquer momento em que houver um risco para a segurança da sua conta. Se você não quiser usar email, uma chamada telefônica ou texto, poderá usar o aplicativo Microsoft Authenticator para ajudar a fortalecer a segurança da sua conta e entrar sem senhas. Para ativar ou desativar a verificação em duas etapas:

1.     Acesse Configurações de segurança eentre com sua conta da Microsoft.

2.     Na seção Verificação em duas etapas, escolha Configurar verificação em duas etapas para a ativar ou desativar a verificação em duas etapas para a desativar.

3.     Siga as instruções.

Observação: Antes de ativar a verificação em duas etapas, certifique-se de associar pelo menos três endereços de email de contato de segurança exclusivos ou números de telefone à sua conta para fins de backup. Se você perder suas informações de segurança e não tiver um método de contato de backup disponível, poderá perder permanentemente sua conta.

 

Ativando esses métodos em suas contas na internet você estará mais protegido das ameaças dos cibercriminosos.

 

Por hoje é só;

Até a próxima!

 

Escrito por: Bruno de Lima – Jornalista fundador do Diário do País e do Brasil da Hora. Profissional de Tecnologia da Informação Microsoft Corporation PMC/CSP e Intel ITP. E-mail: [email protected] - Redes sociais: @brunodelimabr

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.