DIARIO DO PAIS 1 ANO
Windows 11
Diário do País
OPINIÃO

Justiça eleitoral, a "jabuticaba" brasileira! - Por: Juciane Cunha

Enquanto em países desenvolvidos a função eleitoral é realizada por autarquias e agências, aqui temos uma Justiça Eleitoral híbrida, o que a torna cara.

Juciane Cunha

Juciane Cunha Juciane Cunha é economista, pós-graduada em administração pública, estudante de Direito, Bolsonarista e ex-presidente do PSL Mulher de São José dos Campos-SP. Esta é mais uma patriota que passa a integrar o seleto time de colunistas do Diário do País. Instagram: @jucianecunhaoficial

18/11/2021 16h22Atualizado há 3 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Juciane Cunha, do Brasil da Hora e Diário do País, com CNJ e SIGA Senado Federal

A Justiça Eleitoral custou ao país R$ 9,8 bilhões no último ano, e 64% desse montante foram destinados para pagar salários e encargos sociais, são 15,5 mil servidores públicos alocados na justiça eleitoral.

Além de promover as eleições, com a instalação de urnas eletrônicas e convocação de mesários. Ela cuida do cadastro do eleitorado, do registro e da fiscalização dos partidos políticos, além de processar e julgar as questões eleitorais, que incluem as prestações de contas dos candidatos.

Essa peculiaridade do órgão –cuidar tanto do aspecto administrativo como judicial do processo eleitoral – a levou a ser chamada de “jabuticaba brasileira”.

Enquanto em países desenvolvidos  a função eleitoral é realizada por autarquias e agências, aqui temos uma Justiça Eleitoral híbrida, o que a torna cara, porque precisa julgar as questões eleitorais, elaborar normas e organizar referendos, plebiscitos e as eleições a cada dois anos.

Temos hoje uma judicialização excessiva da política, um viés muito sancionatório, sendo este o responsável maior pelos altos gastos do órgão. 

De acordo com o CNJ, a maioria dos casos estão relacionados à realização de eleições com questões que envolvem os candidatos, a prestação de contas e os cargos. 

São estes gastos desnecessários  que contribuem para o inchaço da máquina pública, mais uma vez podemos entender o mal que a burocracia causa aos brasileiros. 

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.