AJUDE
DIARIO DO PAIS 1 ANO
JUSTIÇA E SEGURANÇA

Integração entre as forças de segurança e órgãos ambientais reduz em 19% desmatamento na Amazônia

Área desmatada em novembro de 2021 é a menor registrada desde 2015, quando teve início a série histórica.

15/12/2021 11h42Atualizado há 1 mês
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Ministério da Justiça e Segurança Pública
Atuação das forças de segurança na Amazônia. Foto: arquivo
Atuação das forças de segurança na Amazônia. Foto: arquivo

As ações integradas realizadas pelo Governo Federal para combater os crimes ambientais contribuíram para uma queda de 19% no desmatamento na Amazônia em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os dados do Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, registraram a menor área de alertas de desmatamento na região desde o início da série histórica, iniciada em 2015. A área desmatada em novembro de 2021 ficou em 249 km². No mesmo mês de 2015, foram registrados 302 Km² de desmatamento.

Os números foram apresentados pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, à imprensa.

Segundo o ministro Anderson Torres, o número de ações da Força Nacional de Segurança Pública no combate a crimes ambientais teve aumento de 114% em 2021, em comparação com 2020. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal atuam em ações ostensivas e de investigação para responsabilizar os culpados pelo desmatamento.

“Eu disse que subiríamos com força total para a região Norte e os resultados vemos agora. Enquanto existir crime ambiental nós estaremos lá atuando em conjunto”, afirmou Torres.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública finaliza o planejamento operacional da segunda fase da Operação Guardiões do Bioma, com foco no combate ao desmatamento.

O ministro do meio Ambiente, Joaquim Leite, destacou ainda a queda de 12% no desmatamento no acumulado de agosto a novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Com integração, o Governo Federal está atuando de forma contundente contra qualquer crime ambiental”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

 

Integração

Os números mostram o resultado do trabalho integrado entre os ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e Segurança Pública e da Defesa, no combate a crimes ambientais na região amazônica. Militares da Força Nacional, Forças Armadas, Polícia Federal e fiscais do Ibama e ICMBio, atuam em ações conjuntas com estados e municípios. O trabalho vem sendo aperfeiçoado com a identificação mais precisa e, em tempo real, de locais que sofrem com derrubadas, o que só foi possível com investimentos em novos satélites e desenvolvimento de tecnologias.

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
ManausManaus - AM Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e principal centro urbano, financeiro e industrial da Região Norte do Brasil. É a cidade mais populosa do Amazonas e de toda a Amazônia com mais de 2,1 milhões de habitantes e um dos maiores destinos turísticos no Brasil.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h37
31°
Nuvens esparsas Máxima: - Mínima:
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
AJUDE 2
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio