AJUDE
DIARIO DO PAIS 1 ANO
BRASIL

Polícia Federal afirma que Ciro e Cid Gomes integram “associação criminosa” no Ceará

Esquema de enriquecimento ilícito dos agentes públicos beneficiários, num esquema que permeou as duas gestões consecutivas do ex-Governador CID FERREIRA GOMES no Estado do Ceará”, diz a PF.

15/12/2021 19h51Atualizado há 1 mês
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com coluna Radar
Cid e Ciro Gomes. Foto: arquivo
Cid e Ciro Gomes. Foto: arquivo

Ciro Gomes e seu irmão Cid Gomes integram uma "organização criminosa" no Ceará, é o que diz a Polícia Federal em um pedido enviado à Justiça. O pedido resultou na operação policial que fez buscas nesta quarta-feira (15) em endereços ligados aos irmãos e a outros investigados no estado.

De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, os irmãos Gomes são citados juntamente com Lúcio Ferreira Gomes, outro irmão da dupla, e outros três políticos que integrariam o núcleo de “agentes públicos” da organização criminosa que recebia propina para favorecer empresários nas obras da Arena Castelão.

“Os atos sistemáticos de corrupção delatados resultaram em massivos ganhos para a empreiteira e, como contrapartida, possivelmente proporcionaram o enriquecimento ilícito dos agentes públicos beneficiários, num esquema que permeou as duas gestões consecutivas do ex-Governador CID FERREIRA GOMES no Estado do Ceará”, diz a PF.

A decisão do juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida,  que autorizou a operação, registra que “os empresários (da Galvão Engenharia) realizaram/promoveram pagamentos sistemáticos de propinas, muitas vezes disfarçadas de doações eleitorais, ao então Governador do Estado do Ceará, CIO FERREIRA GOMES, e a seus irmãos CIRO FERREIRA GOMES e LÚCIO FERREIRA GOMES, para viabilizar/agilizar pagamentos de obras e serviços de engenharia contratados pelo Governo do Estado do Ceará com a empresa, bem como, previamente, para garantir a vitória da Construtora nos correlatos procedimentos licitatórios, mediante o pagamento de propinas aos advogados que ocuparam sucessivamente o cargo de Procurador Geral do Estado do Ceará — PGE à época dos fatos, FERNANDO ANTONIO OLIVEIRA e JOSÉ LEITE JUCÁ FILHO, tendo ambos funcionado no certame licitatório da Arena Castelão, figurando seguidamente como presidentes da Comissão Central de Concorrências do Estado do Ceará onde tramitou o certame”.

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
FortalezaFortaleza - CE Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do país.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h37
31°
Nuvens esparsas Máxima: - Mínima:
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
AJUDE 2
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio