DIARIO DO PAIS 1 ANO
BANNER A FORÇA DA VERDADE
FENERD 3
Windows 11
CAPITAL PARAIBANA

Funjope reúne educadores e artistas para incentivar prática circense nas escolas

O diretor afirmou que essa é a linha pedagógica do trabalho desenvolvido pela Fundação, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), que está sendo intensificado.

09/03/2022 11h42
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com SECOM-JP
Imagem meramente ilustrativa. Foto: arquivo
Imagem meramente ilustrativa. Foto: arquivo

Com o objetivo de proporcionar experiências através da arte circense, a Prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, através da sua Fundação Cultural (Funjope), realizou uma reunião na tarde desta terça-feira (08/03) para discutir o projeto ‘Educa Circo’ com gestores da rede municipal de ensino, profissionais de serviço social e da psicologia, além dos próprios artistas circenses.

Nesse sentido, conforme explicou o diretor executivo da Fundação, Marcus Alves, a Funjope tem desenvolvido um projeto de sensibilização e comprometimento através das escolas com a ideia de incluir o circo como instrumento pedagógico.

O diretor afirmou que essa é a linha pedagógica do trabalho desenvolvido pela Fundação, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), que está sendo intensificado.

“Estamos valorizando a experiência das famílias dos circos, ao mesmo tempo em que qualificamos e capacitamos o nosso aluno para perceber o valor da arte circense”, enfatizou.

O chefe da Divisão de Teatro da Funjope, Márcio Bacellar, acrescentou que o projeto ‘Educa Circo’, quer permitir aos alunos da rede pública municipal conhecer e se aprofundar na linguagem circense a partir de oficinas artísticas. A ideia, segundo ele, é fomentar a arte circense a partir dos bairros Cidade Verde (Mangabeira), Alto do Mateus e Bairro das Indústrias.

“Esse processo formativo e de prática cidadã garante ao alunado a possibilidade de desenvolver habilidades artísticas e propiciar de forma lúdica a aquisição de competências inerentes à atividade circense”. Um dos objetivos, segundo ele, é fazer a comunidade escolar ter um outro olhar a partir da vivência real dentro do circo, percebendo a tradição de oralidade passada de geração em geração.

Lucian Souza da Silva, chefe da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projeto de Vida, da Sedec, explicou que o projeto objetiva aproximar os alunos de práticas culturais circenses. “É uma oportunidade única para os alunos da rede municipal de ensino se aproximarem da arte e, com isso, adquirirem, além de tudo, uma consciência cidadã”, avaliou.

O projeto é uma iniciativa da Funjope em parceria com circos instalados em João Pessoa e com o apoio da Sedec, através da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE). As oficinas ocorrerão entre os dias 14 a 18 de março nos turnos manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h). O encerramento será dia 18, com a entrega de certificados.

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h37
31°
Nuvens esparsas Máxima: - Mínima:
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FENERD 4
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
DIARIO HOST 3
FLAMENGO
Últimas notícias
FERNER 1
FERNER 1
Mais lidas
ANUNCIE 4
DIÁRIO HOST 2