DIARIO DO PAIS 1 ANO
BANNER A FORÇA DA VERDADE
FENERD 3
Windows 11
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

MEC e FNDE lançam reality show Merendeiras do Brasil

Programa vai mostrar a importância de uma alimentação saudável para o aprendizado dos estudantes e selecionar a melhor merendeira do país.

09/03/2022 11h52Atualizado há 2 meses
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com MEC
Imagem meramente ilustrativa. Foto: arquivo
Imagem meramente ilustrativa. Foto: arquivo

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram nesta terça-feira, dia 08/03, em Brasília, o reality show Merendeiras do Brasil. O certame vai reunir 15 merendeiras de todo o país, três de cada região, selecionadas a partir de critérios técnicos de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No final dos episódios, o programa apontará a melhor merendeira do Brasil.

“O reality show Merendeiras do Brasil pretende mostrar o impacto que uma alimentação saudável tem no aprendizado dos nossos estudantes e como isso pode refletir decisivamente no futuro dos nossos cidadãos”, afirmou o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, na abertura da solenidade.

No mesmo sentido, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, enalteceu a relevância do programa televisivo. “Esse reality show é uma forma de agradecer e de mostrar a importância que essas merendeiras têm na formação dos nossos estudantes”, ressaltou Ribeiro.

Já a coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, pontuou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar trabalha em dois eixos principais. Além de ofertar alimentação escolar adequada e de qualidade, o programa também investe firme na educação alimentar, para melhorar os hábitos alimentares dos estudantes. E reforçou o papel das merendeiras para o sucesso do PNAE. “Queremos que a merendeira seja vista e seu trabalho valorizado. O reality dará visibilidade a cada uma delas, ao lugar de onde vem, ao seu jeito especial e único de preparar as refeições, e também à cultura alimentar regional.”

Também presente na solenidade, o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque do Nascimento Albuquerque, destacou o carinho que as merendeiras colocam na produção das refeições escolares. “É tanto amor que vem das merendeiras que vale a pena encontrar a satisfação nesses sorrisos, que é a marca de vocês”, destacou o reitor da Unilab, instituição responsável pela execução do reality show.

O programa será veiculado aos domingos, na Rede TV, das 12h às 13h. No total, são oito episódios nos quais as participantes serão testadas em provas definidas pela equipe técnica do FNDE.

Agricultura familiar – Além de dar visibilidade às ações do PNAE, que atende diariamente mais de 40 milhões de estudantes em cerca de 150 mil escolas em todo o Brasil, o reality show também vai apresentar a relação próxima entre o PNAE e a agricultura familiar. Os normativos do programa determinam que 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar devem ser investidos na compra direta de gêneros produzidos pelos agricultores familiares, o que impacta diretamente na renda dessa parcela da população e na própria economia dos municípios.

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.