BANNER A FORÇA DA VERDADE
Windows 11
FENERD 3
DIARIO DO PAIS 1 ANO
TECH

Tecnologia gerou 122 mil vagas de emprego em 2021 no Brasil

O cenário de TI vai na contramão do panorama de desemprego generalizado no Brasil, com altos salários e demanda bem maior que a oferta.

09/03/2022 12h10Atualizado há 2 meses
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Canaltech
Cenário de tecnologia no Brasil está com altos salários e demanda bem maior que a oferta. Imagem: Pexels/Christina Morillo
Cenário de tecnologia no Brasil está com altos salários e demanda bem maior que a oferta. Imagem: Pexels/Christina Morillo

O Brasil criou 122 mil novas vagas em tecnologia, de acordo com o Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Lideram o ranking São Paulo (54,4 mil), Minas Gerais (12,3 mil) e Santa Catarina (10,3 mil). Somente o Pará e o Maranhão registraram saldo negativo, com 485 e 555 vagas a menos respectivamente.

 

Houve crescimento de cerca de 288% em relação a 2020, quando foram criados 31,4 mil novos postos com carteira assinada na área. Serviços de tecnologia de informação, fabricação de equipamentos e e telecomunicações estão entre as atividades com maior volume de contratações.

Em dezembro do ano passado, mesmo com a queda tradicional de novas vagas no período, foram criadas 861 vagas no país, número superior ao observado em dezembro de 2020 (683). São Paulo liderou a geração de empregos no mês (1.187), seguido de Minas Gerais (378) e Bahia (150).

O cenário de TI vai na contramão do panorama de desemprego generalizado no Brasil, com altos salários e demanda bem maior que a oferta. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), os cursos superiores de tecnologia no país formam cerca de 46 mil alunos por ano, mas para suprir o déficit de contratações, seria preciso 70 mil profissionais por ano, ou 420 mil até 2024.

“A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital em todos os setores da economia, demandando cada vez mais soluções de tecnologia da informação. E são os profissionais dessa área que constroem, melhoram e dão suporte ao uso dos softwares. Portanto, a expectativa é que a demanda por esses talentos siga em crescimento exponencial nos próximos anos”, explica Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Acate.

 

Conheça o Jornal BRASIL DA HORA: www.brasildahora.com 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.