BANNER A FORÇA DA VERDADE
DIARIO DO PAIS 1 ANO
FENERD 3
Windows 11
MÚSICA

Folha de São Paulo: Anitta e Envolver não são sucesso global que parecem

Fãs reagiram ao texto e jornal foi criticado por usuários do Twitter.

12/04/2022 13h46Atualizado há 1 mês
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Pleno News
Anitta. Foto: arquivo
Anitta. Foto: arquivo

Nesta segunda-feira (11), fãs da cantora Anitta usaram as redes sociais para protestar contra um texto publicado na Folha de S.Paulo a respeito da artista. No caderno Ilustrada, a chamada “Entenda por que Anitta e ‘Envolver’ não são o sucesso tão global que parecem” revoltou usuários do Twitter.

– No dia em que chegou ao topo da parada global, aliás, Envolver aparecia entre as 200 mais tocadas de só 36% dos países em que o Spotify opera. Músicas que chegam à primeira posição normalmente figuram entre as mais tocadas de 92% dos territórios. Números à parte, há duas leituras possíveis do cenário. A primeira é que Anitta conseguiu mobilizar seus ouvintes no Brasil e na América Latina em geral como poucos artistas fizeram. É como se pelo menos um em cada 52 brasileiros tivesse ouvido a música no dia em que atingiu o pico. (…) A segunda leitura é a de que a cantora não faz um sucesso tão global quanto parece. Envolver só figurou entre as dez mais tocadas no Spotify em países da América Latina, com exceção de Luxemburgo e de Portugal, país onde historicamente os cantores brasileiros têm mais facilidade para exportar seu trabalho devido ao idioma em comum. Mesmo em Portugal, no entanto, Anitta nunca chegou ao topo das mais tocadas – apontou o texto.

No final, a cantora foi elogiada por falar bem inglês. Anitta foi ainda considerada “uma cantora cujos passos merecem ser acompanhados de perto”.

O perfil Anitta Retweet foi um dos que se manifestou contra o jornal.

– Folha liga para a @billboard mandar os números para a DeltaFolha calcular e pede pra ela explicar como a indústria da música funciona e os diferentes mercados e o alcance do Inglês e do Espanhol. Porque a gente tem que deixar quem entende do assunto falar, né? – escreveu.

– “Prova disso é o desempenho de Envolver na plataforma, que teve mais de 60% dos plays que o levaram ao topo vindos só do Brasil”. Engraçado, quando olivia rodrigo fazia 10 milhões de streams por dia, mas 6 milhões (60%) vinham dos EUA, ninguém questionava o sucesso global dela – apontou outro usuário do Twitter.

– Jornal podre, nunca vou esquecer do que vocês publicaram quando a Marília faleceu – criticou mais um.

Veja, abaixo, os prints da chamada sobre Anitta e as reações dos fãs:

         

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.