DIARIO DO PAIS 1 ANO
Windows 11
FENERD 3
BANNER A FORÇA DA VERDADE
ECONOMIA

Conta de luz ficará na bandeira verde e sem aumento na cobrança em maio

A situação representa uma melhora em relação aos últimos meses, em que o país chegou a criar uma bandeira nova, a de ‘escassez hídrica’.

30/04/2022 12h10Atualizado há 2 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Jovem Pan
Conta de luz ficará mais barata a partir de maio. Foto: arquivo
Conta de luz ficará mais barata a partir de maio. Foto: arquivo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta, 29, que a bandeira tarifária da conta de luz em maio de 2022 será a verde, em que não há tarifa adicional. A situação representa uma melhora em relação aos últimos meses, em que o país chegou a criar uma bandeira nova, a de ‘escassez hídrica’, com uma cobrança extra de R$ 14,20 a cada kWh consumido. 

A intenção era incentivar a economia de energia, já que o país passava por uma seca e os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam baixos, o que obrigava o governo a acionar as termelétricas, mais caras. A bandeira escassez hídrica, mais cara que as verde, amarela e vermelha, ficou ativa de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022. 

No entanto, conforme previsto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as fortes chuvas que ocorreram no último verão foram suficientes para que a bandeira verde retornasse – a expectativa é que ela permaneça até o fim de 2022 e que 2023 também seja tranquilo, mesmo se houver uma nova seca, devido a investimentos em projetos de geração e transmissão de energia.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h37
31°
Nuvens esparsas Máxima: - Mínima:
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FENERD 4
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
DIARIO HOST 3
FLAMENGO
Últimas notícias
FERNER 1
FERNER 1
Mais lidas
ANUNCIE 4
DIÁRIO HOST 2