Diário do País
Microsoft EDGE
PARCERIA

Novo Centro Família Acolhedora atenderá crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em João Pessoa

Esse serviço conta com a parceria entre Prefeitura da Capital, Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público (MPPB).

23/06/2020 14h14Atualizado há 5 meses
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com assessoria
878
Prefeito entrega novo Centro Família Acolhedora em João Pessoa. Foto: Walla Santos
Prefeito entrega novo Centro Família Acolhedora em João Pessoa. Foto: Walla Santos

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos, que cumprem medidas protetivas ou aguardam pela adoção na cidade de João Pessoa terão agora acesso ao novo Centro Criança Acolhedora. Esse serviço conta com a parceria entre Prefeitura da Capital, Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público (MPPB). O espaço foi entregue na manhã dessa terça-feira (23) e funcionará no bairro de Miramar. 

O objetivo é o acolhimento de meninos e meninas que se interessem em acolhê-las de forma voluntária, ofertando o acesso a um verdadeiro lar, onde podem permanecer por até dois anos. As famílias atendidas pela iniciativa terão acesso a um espaço mais amplo para o acompanhamento psicológico e social para quem acolhe ou é acolhido. 

Assistentes sociais e psicólogos farão o atendimento às famílias acolhedoras, experiência recomendada nacionalmente pelo Estatuto da Criança e Adolescente. “O Centro será o espaço comum para a troca de experiências entre as famílias. O acompanhamento social e psicológico se faz ainda mais importante neste momento que atravessamos no Brasil e no mundo provocada pelo novo coronavírus”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo, que também citou o projeto “Escuta Solidária”, de apoio emocional para pais e estudantes da rede municipal de ensino. 

Os interessados em acolher as crianças recebem a formação adequada, com cursos de capacitação, e são acompanhadas pela PMJP, TJPB e MPPB, recebendo um incentivo de até dois salários-mínimos. Diferente da adoção, o Família Acolhedora prevê a permanência temporária de crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias de origem por medida de proteção, violação de direitos ou outras formas de vulnerabilidade. Eles seguem no novo lar até que seja feita a reintegração à família de origem ou que que haja o encaminhamento para a adoção. O serviço abriga 13 crianças e adolescentes, contando com 14 famílias cadastradas. 

 

Serviço

O Centro Família Acolhedora servirá para as reuniões com as famílias inscritas no serviço, para a realização do acompanhamento psicológico e social das crianças e adolescentes acolhidos, além de oficinas que envolvam as famílias acolhedoras e seus acolhidos com o objetivo de desenvolver a sociabilidade e o estreitamento de laços. O novo espaço irá funcionar à Rua Nevinha Cavalcante, n° 28, Miramar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
João Pessoa - PB
Atualizado às 07h42
27°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 24°
30°

Sensação

17 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio