Microsoft EDGE
Diário do País
REDES SOCIAIS

Versão clássica do Facebook deixa de existir e novo visual já está disponível

Em meio ao surgimento de novas redes sociais, como a Parler, também dos Estados Unidos, o Facebook tenta se “reinventar” e decide acabar com a versão clássica conhecida por todos os seus usuários e que por anos permaneceu sem mudanças radicais como a que está acontecendo agora.

Bruno de Lima

Bruno de LimaProfissional de Tecnologia da Informação e jornalista. É profissional PMC Microsoft Corporation (ID: 2493713) e Intel ITP. Membro do Clube de Fundadores do Microsoft Virtual Academy, nível GOLD. Começou a paixão pelo mundo da tecnologia aos 11 anos de idade. No jornalismo, é redator, tendo o primeiro contato com a área aos 17 anos de idade. Atuou em vários veículos de comunicação. É o fundador do jornal digital Diário do País. Escreve sobre tecnologia e outros. Redes sociais: @brunodelimabr

21/08/2020 01h35Atualizado há 3 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Bruno de Lima, do Diário do País
20.213

A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, já está passando por mudanças radicais em seu visual.

Em meio ao surgimento de novas redes sociais, como a Parler, também dos Estados Unidos, o Facebook tenta se “reinventar” e decide acabar com a versão clássica conhecida por todos os seus usuários e que por anos permaneceu sem mudanças radicais como a que está acontecendo agora.

Nessa quinta-feira (20/08), ao fazer login no Facebook utilizando um computador, os usuários se depararam com uma mensagem que diz: “Fizemos melhorias no novo Facebook.com e estamos animados para todos experimentem o novo visual. Antes de o Facebook clássico ficar indisponível em setembro, esperamos que você nos diga como podemos continuar a melhorar o Facebook para todos.” [sic].

Mensagem que é apresentada ao fazer login no Facebook pelo computador. Foto: reprodução.
Mensagem que é apresentada ao fazer login no Facebook pelo computador. Foto: reprodução.

 

Como pudemos observar, a versão clássica do Facebook sairá do ar oficialmente no próximo mês de setembro.

 

Visual extremamente “poluído”

Quem está acostumado com a versão do Facebook clássica para computador irá estranhar, com toda certeza, o novo visual da rede social.

Acontece que, o Facebook já havia implantado esse novo visual nos iPhones, com o sistema operacional iOS. Pelo aplicativo do Facebook no iPhone, não existem mudanças tão significativas e o usuário quase não nota diferenças.

Confira o novo visual do Facebook. No print, a página do Diário do País na rede social:

Já quando o assunto são computadores, a realidade é outra. Entre as novidades estão o modo escuro, que pode ser utilizado para quem tem problemas de visão “cansada”, bem como carregamento mais rápido. Mas, a nova versão está com vários erros e instabilidades. Aliado a isso, você tem uma enorme poluição sobre os conteúdos e menus. Tudo está grande demais ou pequeno demais. Isso, de fato, vai permanecer por um bom tempo, já que o Facebook afirma que essa é sua nova versão e que mudanças devem ocorrer a longo prazo.

 

Usuários buscam meios alternativos

O Facebook vem praticando políticas de uso que estão deixando usuários frustrados.

Muitos usuários estão tendo suas páginas e perfis desativados ou excluídos do Facebook e, em muitos dos casos, sem ao menos um aviso prévio ou justificativa.

Para tentar escapar da “censura” imposta pelo Facebook, surgiu a rede social Parler, que em poucos meses no ar já deixa os magnatas da tecnologia irados. Entre os usuários da Parler, estão o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o do Brasil, Jair Bolsonaro. É para a Parler que boa parte dos usuários estão migrando, sobretudo agora que já existe a versão em português da plataforma.

Outro fator é que os usuários do Facebook também migraram, em boa parte, para o Instagram, que também pertence a mesma empresa.

 

Será que o novo visual será aceito?

Uma coisa é certa, sabemos que o mundo dos celulares representa um avanço muito grande no que diz respeito a redes sociais e aplicativos. Porém, para algumas pessoas e profissionais, o computador jamais perderá seu brilho e realeza.

Grande parte dos usuários do Facebook ainda utiliza o computador para acessar a rede social, principalmente jornalistas e profissionais de Tecnologia da Informação, que necessitam de computadores para realizar suas atividades.

Veja a página de login do novo Facebook:

Será que o novo visual será aceito, ou esse foi mais um erro do Facebook ao longo do seu trajeto? Só o tempo dirá.

Acesse: www.facebook.com – em um computador e veja as mudanças. Deixe seu feedback sobre essa coluna através dos comentários ou me envie um e-mail: [email protected] – sua colaboração é muito importante.

 

Por hoje é só;

Até a próxima.

 

Escrito por: Bruno de Lima – Jornalista fundador do Diário do País e Profissional de Tecnologia da Informação Microsoft Corporation PMC/CSP e Intel ITP. Redes sociais: @brunodelimabr

5comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários