Microsoft EDGE
Diário do País
PLANALTO

Guedes: "Desoneração vai permitir criação de milhões de empregos"

Ministro da Economia diz em comissão no Congresso que desoneração deve colocar

02/09/2020 13h04Atualizado há 2 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com R7
639

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta terça-feira (1º) que a desoneração ampla da folha de pagamentos permitirá a criação de milhões de empregos formais. O ministro falou durante a sessão virtual da comissão mista da covid-19 do Congresso Nacional. Para ele, os impostos sobre o trabalho levaram quase 40 milhões de brasileiros para a informalidade. 

"Os invisíveis estavam excluídos do mercado de trabalho pelo mais cruel dos impostos, o imposto sobre a folha de pagamentos, os impostos sobre salários, que é uma arma de destruição em massa de empregos. Destruíram 38 milhões de empregos. Essa é uma verdade que emergiu durante a pandemia". 

A proposta do governo de desoneração está dentro da reforma tributária, na terceira fase, ainda não enviada ao Congresso. A ideia é desonerar as contrarações dos salários mais baixos. Para compensar a perda de arrecadação o governo propõe a criação de um imposto "de base ampla", ou sobre pagamentos digitais. 

“Se você fizer a Carteira Verde e Amarela, permitir que eles trabalhem sem os encargos e começarmos a avançar nessa direção, vão surgir milhões de empresas. O imposto sobre a folha manda você para fora do mercado. Milhões de novos empregos podem ser criados se houver a desoneração.”

Guedes criticou as desonerações concedidas por setores em momentos de queda de atividade econômica. 

“A desoneração, existe um certo ceticismo, porque todas as experiências foram feitas em situação de colapso. Como é que aconteceram as desonerações no Brasil: quando começa a desabar a atividade, quem tem um pouco mais de importância, o ABC Paulista, foco do sindicalismo, essa turma chega perto do governo e pede [a desoneração]. Normalmente, você não observa o aumento do emprego, porque é o contrário: luta para preservar os empregos no colapso. Geralmente, a desoneração é feita assim. O que você consegue no final é que, para não perder um milhão de empregos, perde 500 mil.”

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 21h04
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 21°
25°

Sensação

13 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
SETEMBRO AMARELO
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio