Microsoft EDGE
Diário do País
INVESTIMENTO

Ministro da Educação participa da inauguração do novo prédio de hospital da Rede Ebserh em Goiânia

A estrutura conta com 44 mil metros quadrados de área construída e pode chegar a 600 leitos

16/12/2020 09h41Atualizado há 4 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com assessoria
311
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante inauguração de novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Ebserh. Foto: Divulgação
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante inauguração de novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Ebserh. Foto: Divulgação

Em evento na manhã dessa segunda-feira (14/12), foi inaugurado o novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Ebserh. 

Além de oferecer procedimentos de alta complexidade e servir como campo de prática para diversos profissionais da saúde, a nova estrutura, mesmo antes de ser inaugurada, já auxiliava à população, cedendo parte de seu espaço para o combate à Covid-19 por meio de uma parceria entre a UFG e a prefeitura de Goiânia.

Presente na cerimônia, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, iniciou sua fala dando destaque às universidades públicas do país que, como a UFG, se uniram e trabalharam no combate à pandemia.

“A universidade púbica brasileira participou de uma maneira muito direta no combate à pandemia. Também vale a pena lembrar que o MEC antecipou as colações de grau, sobretudo dos profissionais da saúde e para aqueles estudantes que já tinham tido todo conteúdo teórico, e tinham 70% do conteúdo prático, para que eles pudessem ir para a linha de frente no combate à pandemia. Hoje é dia de olhar para esse empreendimento. É uma grande honra estar aqui. Temos muito a festejar”, disse.

Também no local, o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ressaltou a dupla função dos hospitais da Rede: educação e saúde, além de valorizar o trabalho realizado. “Nossos hospitais são 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e realizam um trabalho que nos orgulha”, afirmou. Em relação ao novo prédio do HC, Oswaldo Ferreira afirmou que “a rede Ebserh, nesse dia, sai enriquecida por uma estrutura de grande valor. Independente da beleza e qualidade da unidade hospitalar, quem faz a diferença são as pessoas. Muito obrigado aos profissionais de saúde e aos que lutaram por essa obra”.

 

A estrutura

A nova unidade possui 20 pavimentos, mais de 44 mil metros quadrados de área construída, auditórios e salas de aula para estudantes e residentes que realizam atividades no hospital. O edifício também conta com 600 leitos de internação, 30 salas de cirurgia, 43 leitos de UTI adulto, 18 leitos de UTI pediátrica, 15 UTI neonatal, 24 leitos pós-parto e 1 de isolamento.

O novo prédio possui um pavimento exclusivo para internação de pacientes transplantados e poderá ter, nos próximos meses, o primeiro Centro de Transplante Multivisceral do país. Além disso, o edifício conta com um pavimento exclusivo para o Centro de Diagnóstico, em que serão realizados procedimentos de Hemodinâmica.

O investimento para a conclusão do projeto foi de, aproximadamente, R$ 150 milhões.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. A Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários