Diário do País
Microsoft EDGE
CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente e comandará Câmara até 2022

Em seu discurso antes da votação, Lira afirmou que a Câmara representa mais de 51 milhões de votos e que não existe um

01/02/2021 23h00Atualizado há 4 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Gazeta do Povo
15.657

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara. O parlamentar venceu as eleições desta segunda-feira (1º) logo no primeiro turno da disputa, com 302 votos. Baleia Rossi (MDB-AL) ficou na segunda colocação, com 145 votos, e Fábio Ramalho (MDB-MG) foi o terceiro colocado, com 21 votos.

Em seu discurso antes da votação, Lira afirmou que a Câmara representa mais de 51 milhões de votos e que não existe um "trono" no comando da casa – ironia com seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi visto como centralizador. Lira prometeu fazer reuniões com as lideranças partidárias às quintas-feiras para definição da pauta da semana seguinte. O deputado não mencionou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na sua fala, embora tenha concorrido com o aval do chefe do Executivo.

Lira venceu a eleição com o apoio de uma grande gama de alianças, que incluiu 11 partidos e o governo. Ele lançou a sua candidatura ainda no ano passado, em 9 de dezembro.

O alagoano presidirá a Câmara até 2022. Ele substituirá Maia na função, que comandava a casa desde 2016 e entrou em rota de colisão com Lira nas últimas semanas. Maia apoiou a candidatura de Baleia Rossi e tentou mobilizar diferentes partidos para marcharem ao lado do emedebista. Mas o agora ex-presidente da Câmara fracassou na empreitada e viu até mesmo o seu partido, o DEM, abandonar Rossi e votar em Lira.

As trocas de farpas entre Lira e Maia se repetiram até mesmo nesta segunda. O novo presidente da Câmara contestou a decisão de Maia de permitir a inclusão do PT no bloco de apoio a Rossi. O registro dos petistas foi feito às 12h06, seis minutos após o término do prazo estabelecido para o processo. O PT alega que não conseguiu consolidar seu apoio antes por problemas técnicos. A justificativa foi aceita por Maia e criticada por Lira e seus aliados.



Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 14h08
31°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 24°
35°

Sensação

22 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
FAKE NEWS
ITech 10
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio