Microsoft EDGE
Diário do País
AMPLIAÇÃO

Com aumento de casos, João Pessoa terá ampliação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19

A ampliação acontece devido ao aumento de número de casos da doença e o índice de 81% de ocupação nas UTIs de unidades hospitalares.

20/02/2021 21h00Atualizado há 1 semana
Por: Diário do País
Fonte: Isabela Melo
2.497

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, está ampliando o número de leitos de UTI para pacientes com covid-19. A ampliação acontece devido ao aumento de número de casos da doença e o índice de 81% de ocupação nas UTIs de unidades hospitalares. 

De acordo com informações, a ampliação de leitos para casos graves foi de 77 para 114, com perspectiva de alcançar 131 na próxima semana, chegando aos 150 leitos nos dias seguintes.

A rede municipal de saúde vai receber 70 novos respiradores e adaptar os serviços, para ampliar a assistência aos pacientes de covid-19,  até a próxima quarta-feira (24). A ampliação do número de leitos também conta com parceria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Os equipamentos foram disponibilizados após ação direta do prefeito Cícero Lucena junto ao Ministério da Saúde. 

As UPAs Oceania e Bancários voltam a atender exclusivamente pacientes com suspeita de covid-19, assim como o Prontovida, que passa a funcionar como pronto atendimento para casos de síndrome gripal. As UPAs Valentina e Cruz das Armas funcionarão de forma híbrida, atendendo também o público geral. Os serviços de pediatria serão deslocados e concentrados no Hospital do Valentina.

As novas medidas foram definidas neste sábado (20) pelo Comitê Intersetorial Covid-19, formado por representantes da Prefeitura e do Governo do Estado. 

“O aumento da ocupação dos leitos hospitalares é um alerta para a necessidade de as pessoas ajudarem, obedecendo os protocolos de distanciamento social”, declarou a secretária executiva de Saúde, Rossana Dias.

Fernando Chagas, que integra o Comitê Covid-19, destaca que houve um relaxamento por parte da população das medidas de prevenção à doença. “Precisamos nos cuidar, usar máscaras, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, afirma ele, que enfatiza a real possibilidade de casos da doença por vírus mutantes, que são mais transmissíveis e aparentemente mais graves, e exigem mais tempo de recuperação, o que aumenta o risco de morte.

 

Tele+Saúde

A partir desta segunda-feira (22), o atendimento do Tele+Saúde será ampliado. O funcionamento do serviço de assistência para casos suspeitos de covid-19 será das 7h às 11h e das 12h às 22h. Por meio do número 3218-9214, o usuário é atendido por um médico, que faz a avaliação do quadro clínico a partir do que for relatado. No atendimento, é feita a prescrição de medicamento e indicação do serviço de referência básica ou de urgência. Para ser atendido, o usuário deve ter em mãos documento de identidade e o cartão do SUS.

 

Confira os bairros com mais casos de Covid-19 em João Pessoa:

Mangabeira - 4.483

Cristo Redentor - 2.254

Manaíra - 2.247

Valentina - 2.100

Gramame - 1.904

Oitizeiro – 1.486

Bessa – 1.455

Bancários – 1.286

Cruz das Armas – 1.279

Jardim Cidade Universitária – 1.244

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
João Pessoa - PB
Atualizado às 12h32
31°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
35°

Sensação

26 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
FAKE NEWS
ITech 10
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio