Diário do País
Microsoft EDGE
BRASIL

Saiba quem é o general indicado para comandar a Petrobras

Ainda nesta sexta-feira, durante visita à cidade de Sertânia, em Pernambuco, Bolsonaro assegurou que faria ‘trocas’ na Petrobras após mais um reajuste no preço dos combustíveis, anunciado pela estatal nesta quinta-feira (18).

20/02/2021 23h01
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Raul Holderf Nascimento
679

O governo federal anunciou, na noite desta sexta-feira (19), Roberto Castello Branco, atual presidente da Petrobras, será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna, ex-diretor geral da usina Itaipu Binacional.

Por meio de uma nota oficial, o Ministério de Minas e Energia anunciou que “decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia demonstrado insatisfação com o comando da Petrobras desde os seguidos aumentos no preço dos combustíveis.

Ainda nesta sexta-feira, durante visita à cidade de Sertânia, em Pernambuco, Bolsonaro assegurou que faria ‘trocas’ na Petrobras após mais um reajuste no preço dos combustíveis, anunciado pela estatal nesta quinta-feira (18).

“Jamais vamos interferir nesta grande empresa e na sua política de preços, mas o povo não pode ser surpreendido com certos reajustes”, disse.

E acrescentou:

“Exijo e cobro transparência de todos aqueles que eu tive a responsabilidade de indicar”.

 

Quem é Joaquim Silva e Luna

Atualmente, aos 71 anos de idade, Joaquim Silva e Luna é general de Exército da reserva e foi ministro da Defesa do governo Michel Temer, sendo o primeiro militar a ocupar o Ministério da Defesa.

Silva e Luna integrou no Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde foi declarado, três anos depois, aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Ele possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Também fez Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares.

Ao longo dos 12 anos como Oficial General da ativa, foi comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, Amazonas, de 2002 a 2004.

No ano de 2015, aceitou ser secretário-geral do Ministério da Defesa.

Quatro anos depois, em janeiro de 2019, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como o diretor-geral da Usina Itaipu Binacional.

A indicação do nome de Silva e Luna, no entanto, necessita de aprovação do conselho de administração da Petrobras.

Se prosperar, ele será o primeiro militar a assumir a chefia da Petrobras desde 1989.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 13h04
31°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
35°

Sensação

26 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio