BANNER A FORÇA DA VERDADE
Microsoft EDGE
Diário do País
SAÚDE

Saiba como comer doces vai te ajudar a manter a forma

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na Universidade da Geórgia, eles apuraram que o consumo de alimentos doces ajuda o cérebro a criar uma espécie de memoria de refeição, o que ajuda a controlar o que se come.

07/04/2021 11h50Atualizado há 5 dias
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com Receitas Sem Fronteiras
2.990

O grande vilão da alimentação em relação às dietas pode não ser tão maldoso assim! Um estudo aponta que o consumo moderado de doces pode trazer beneficios para a dieta uma vez que eles ajudam a controlar os habitos alimentares.

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na Universidade da Geórgia, eles apuraram que o consumo de alimentos doces ajuda o cérebro a criar uma espécie de memoria de refeição, o que ajuda a controlar o que se come.

Tudo isso é justificado pelo fato de que a memória episódica, ou seja, a memória responsável por armazenar eventos experimentados em um determinado lugar ou momento, é formada pelos neurônios ho hipocampo dorsal e estes, são ativados pelo consumo de açúcar.

Marise Pent, que faz parte da equipe de pesquisadores, acredita que esta memória pode ser usada para controlar o comportamento alimentar. “Nós tomamos decisões do tipo "Talvez eu não vá comer mais agora. Ja tomei meu café da manhã". A decisões são tomadas com base em nossas memórias de quando e o que comemos, explica ainda a pesquisadora.

O estudo constatou-se que uma refeição contendo um líquido adoçado, seja por sacarose (açúcar) ou sacarina (adoçante), aumentou significativamente a plasticidade sináptica nos neurónios do hipocampo dorsal de ratos – ela é o processo cerebral básico para a formação da memória.

Os resultados deste estudo se agregaram ao estudo anterior que provou que, ao desativar temporariamente os neurônios do hipocampo dorsal depois de uma refeição contendo açúcar, o desejo da próxima refeição é acelerado, o que fez com que os ratos comessem mais. Isto posto, poderíamos dizer que, ao eliminarmos o processo de memória da refeição, passamos a consumir mais comida.

Ao mesmo tempo, existem estudos que provam que comer em frente à televisão interfere a memória da refeição, o que faz com que mais quantidade de comida seja consumida. Existem também estudos de que pessoas com amnésia comem novamente, mesmo depois de ter acabado de comer, devido à ausência da memória que deveria ter registrado a refeição anterior.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 21h19
25°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
25°

Sensação

8.6 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
VOCE REPORTER
ESTÁCIO
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4