BANNER A FORÇA DA VERDADE
Microsoft EDGE
Diário do País
EDUCAÇÃO

Secretaria de Alfabetização lança o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências

Participaram do lançamento o Ministro da Educação, o Secretário de Alfabetização e o Secretário-Executivo do MEC

14/04/2021 19h54Atualizado há 2 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com MEC

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (14), o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe). O documento, originado da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), tem por objetivo sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, visando melhorar a qualidade das políticas públicas e as práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.

O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e contou com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e do Secretário-Executivo do MEC, Victor Godoy.

O Ministro Milton Ribeiro afirmou que o Renabe é um trabalho que já se mostrou importante e que o Ministério da Educação precisa dar continuidade a essa política. “Existem evidências que o encaminhamento que temos dado a essa questão crucial do Brasil, ele está nos primeiros passos, sim, mas é um encaminhamento acertado”, reforçou.

Milton Ribeiro também agradeceu ao Secretário Carlos Nadalim e à sua equipe, que, nas palavras do Ministro, têm insistido incansavelmente no caminho dos melhores resultados educacionais. Carlos Nadalim, Secretario de Alfabetização, salientou que o Renabe é o principal produto da Conabe, pois consolida e organiza o seu conteúdo científico, e destacou a importância do Relatório para a Sealf: “O Renabe e as pesquisas que o fundamentam constituem uma sólida base técnica para orientar a tomada de decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização”.

Victor Godoy, Secretario-Executivo do MEC, ressaltou que o Renabe é um trabalho que começa na base e que fundamenta, de maneira sólida, o desenvolvimento da educação das crianças no Brasil. “É um trabalho que se inicia em 2019 com a criação da Secretaria e com o lançamento da PNA, e agora é mais uma das entregas para consolidar e implementar, de fato, os objetivos dessa política nacional de educação.” 

Política Nacional de Alfabetização

A Política Nacional de Alfabetização (PNA) foi instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e é conduzida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Alfabetização. A PNA busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.

Para isso, o MEC oferece às redes e aos alunos brasileiros, por meio de ações e programas, a valiosa contribuição das ciências cognitivas, especialmente da ciência cognitiva da leitura. Em conjunto, a Sealf trabalha com o propósito de levar o tema da alfabetização para o centro da política pública educacional do país. 

Redes sociais:

@portaldiariodopais 

@brunodelimabr

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 10h12
27°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
29°

Sensação

13 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
ITech 10
FAKE NEWS
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4