Microsoft EDGE
BANNER A FORÇA DA VERDADE
Diário do País
PREOCUPANTE

COVID-19: unidades de pronto atendimento e hospitais de Cajazeiras estão lotados e CRM-PB alerta para situação crítica

Na reunião, o presidente do CRM-PB informou que a situação no município de Cajazeiras é considerada grave e crítica.

27/05/2021 16h50Atualizado há 3 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com CRM-PB
Hospital Regional de Cajazeiras. Foto: divulgação
Hospital Regional de Cajazeiras. Foto: divulgação

Em reunião realizada de forma remota, nesta quinta-feira (27), com os representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e diretores técnicos das unidades de saúde de Cajazeiras, no Sertão paraibano, ficou constatado a lotação em unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais. O presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, classificou como uma “situação extremamente grave e crítica”.

De acordo com o CRM-PB, os diretores do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), do Hospital Regional (HRC), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informaram que os serviços estão trabalhando acima da sua capacidade máxima, com leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotados.⠀

Na reunião, o presidente do CRM-PB informou que a situação no município de Cajazeiras é considerada grave e crítica. “Os médicos nos relataram que as macas do Samu estão sendo retidas nos hospitais por não haver mais leitos para colocar pacientes. Atualmente, não há possibilidade de expansão de leitos, seja por falta de espaço físico ou de equipe de profissionais”, afirma.⠀

Já o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, disse que “a cidade pede socorro” e solicitou que os hospitais façam transferências de pacientes para as outras macrorregiões de saúde. “Além disso, encaminhamos um pedido de apoio ao Ministério da Saúde, no envio de novos leitos, equipamentos e recursos humanos. Também enviamos documento à Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a expansão de leitos”, explica. 

O representante do CRM-PB em Cajazeiras, Pablo Leitão, pede a colaboração da população nos cuidados preventivos contra a doença. “Esperamos que a população colabore, seguindo as medidas sanitárias. Vamos solicitar também que os municípios vizinhos conduzam os seus pacientes com quadros mais leves em suas próprias unidades de saúde”, afirma. 

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

***

 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
CajazeirasCajazeiras - PB Cajazeiras é um município brasileiro, situado na extremidade ocidental do estado da Paraíba, Região Nordeste do país. Pertence à Região Geográfica Intermediária de Sousa-Cajazeiras e à Região Geográfica Imediata de Cajazeiras e está distante 468 quilômetros da capital do estado, João Pessoa. Ocupa uma área de aproximadamente 566 km² e sua população, conforme dados do IBGE em 2018, era de 61 776 habitantes, sendo o sétimo município mais populoso da Paraíba.
João Pessoa - PB
Atualizado às 23h30
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 23°
23°

Sensação

17 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
FAKE NEWS
ITech 10
ESTÁCIO
VOCE REPORTER
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
VATICAN NEWS
Mais lidas
ANUNCIE 4
Anúncio