BANNER A FORÇA DA VERDADE
Diário do País
Microsoft EDGE
PANDEMIA

Secretaria de Saúde da Paraíba divulga casos de variante da COVID-19 no Estado; Sousa está na lista

De acordo com o boletim, foram identificadas 19 variantes para o vírus em circulação no estado e a cidade de Sousa registrou um caso da variante P.1.

27/05/2021 19h11Atualizado há 2 semanas
Por: Diário do País
Fonte: Diário do País, com SECOM-PB

A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou, nesta quinta-feira (27) mais um Boletim Epidemiológico da Covid-19, referente à Semana 20 de 2021.

De acordo com o boletim, foram identificadas 19 variantes para o vírus em circulação no estado e a cidade de Sousa registrou um caso da variante P.1.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, reforça que a Paraíba segue com 19 linhagens do vírus identificadas, e das 20 amostrar já sequenciadas todas são da linhagem P.1. “Nós já temos a circulação comunitária desde o mês de janeiro, quando foram identificados os primeiros casos pelo Lacen e sabemos que é uma variante mais transmissível e com uma letalidade maior dos casos, daí a importância de serem mantidas as medidas de prevenção por parte da população”, reforça o secretário.

Leia também: "A situação de Cajazeiras é extremamente grave e crítica", afirma Presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba

Hoje, as 168 amostras enviadas para sequenciamento no Laboratório de referência aguardam por análise. Os casos já confirmados da variante P1 estão divididos entre residentes de sete municípios, além de Sousa: João Pessoa (12), Conde (02), Ingá (01), Boa Vista (01), Cabedelo (01), Carrapateira (01) e Pedras de Fogo (01). Dos 20 casos, 19 tiveram evolução para a cura, e 01 caso para óbito, no dia 12 de março. O paciente tinha 34 anos, era do sexo feminino e não apresentava comorbidade.

Esse Boletim leva em consideração os casos confirmados pelos resultados dos laboratórios públicos e privados, por meio da coleta do SWAB para o exame RT-PCR, padrão ouro para diagnosticar o vírus em casos suspeitos. Os casos positivos neste método apresentaram um índice significativo. Das amostras analisadas na Semana Epidemiológica (SE) 20, 40,48% foram detectáveis para a covid-19 no período estudado, o que caracteriza alta circulação viral.

Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, quando comparado ao Boletim Epidemiológico anterior, observa-se ainda o aumento de casos e de óbitos nas 1ª, 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde entre as SE 18 e 20/2021. “A 2ª Macrorregião foi a região que apresentou o maior aumento na taxa de mortalidade nesse período, passando de 132,30 para 145,04 óbitos por 100 mil habitantes”, enfatiza.

O número total de mortes é de 7.402 no Estado, mantendo a letalidade de 2,34%.

Sobre os casos de reinfecção por covid-19, o Estado possui um total de 103 casos apontados e, destes, 27 casos foram enviados à Fiocruz para validação e sequenciamento das amostras. Dos casos enviados, 01 é residente do Rio Grande do Norte e foi confirmado, os outros 26 casos residem na Paraíba, nos municípios de Cabedelo, Cuité, João Pessoa e Monteiro; houve 12 casos descartados e os demais seguem em investigação na referência.

 

Redes sociais do Diário do País:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários